Cabe ao psicólogo estudar as emoções, as crenças, os pensamentos e o comportamento do homem.

A grande preocupação da Psicologia é o bem-estar do ser humano ao longo do seu desenvolvimento. Cabe ao psicólogo estudar as emoções, as crenças, os pensamentos e o comportamento do homem, tanto no âmbito individual quanto no social. Muitas vezes, este é entendido não apenas como reações externas, mas também, como atividades da consciência e mesmo do inconsciente, indiretamente observável.

O psicólogo estuda e analisa os processos intrapessoais e as relações interpessoais para compreender o comportamento humano individual e de grupo, nos vários contextos em que ocorrem essas relações. Aplica conhecimento teórico e técnico da Psicologia, com o objetivo de identificar e intervir nos fatores determinantes das ações dos indivíduos, considerando sua história biológica, pessoal, familiar e social e também as condições políticas, históricas e culturais.

O curso tem três habilitações. No bacharelado, o aluno torna-se um técnico em Psicologia, um pesquisador, mas não pode atuar clinicando. É geralmente muito procurado por quem se interessa em fazer pós-graduação. Na licenciatura, o profissional formado é capaz de ministrar aulas em cursos de ensino médio ou cursos técnicos de pedagogia e magistério, por exemplo, mas também não pode trabalhar na área clínica. Na habilitação de Psicólogo, como o próprio nome já diz, é possível clinicar, depois de solicitar a aprovação do Conselho Regional de Psicologia.
Área: Humanas

Aptidões do profissional:

Interesse pelo comportamento humano, controle emocional, aptidão verbal e numérica, interesse pela pesquisa e sociabilidade.

Duração do Curso: Cinco anos

Leave a Reply